quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sigmar Polke - Realismo Capitalista e outras histórias ilustradas

Por Natália Antiqueira Ribeiral



O artista Sigmar Polke é um contemporâneo histórico do movimento Capitalismo Realista. Este se desencadeou nos anos 60 e ironizava o Realismo Socialista da URSS (forma estética que vangloriava o Estado político) e expunha a arte ocidental, que concretizava a arte nos valores de mercado ( a pop-art era a forma vigente no mercado).
O artista trabalha de várias formas, de pinturas a fotografias e filmes. Mas este último não aparece na exposição, quem consiste em mais de 200 obras fotográficas e pinturas. Todas gráficas originais de Polke, organizadas de forma cronológica ao longo de 8 espaços na sala de espoxições do MASP.


A obra "Mãos", de 1973. Que vem com o subtítulo "The mediation between Above and Below" (A mediação entre o de superior e o inferior)

As obras fotográficas de Polke me chamaram muito atenção. Em geral, ele trabalha com um aspecto subjetivo e abstrato na foto (geralmente mais objetiva). Dificilmente conseguimos ver o que ele fotografou na verdade, de maneira que me peguei imaginando várias vezes como o artista havia realizado sua foto.

Uran (urânio), 1996


Outra característica notável em suas obras é o recorrente uso da montagem. Técnica determinante de trabalhos dadaístas, que foram relidos inclusive por artistas do pop-art. Ao utilizar-se desse método, Sigmar Polke faz de suas obras uma crítica maior à sociedade capitalista moderna

Pela exposição nos parece que ainda que crítico, o artista traz obras comerciais, com um aspecto publicitário e esteticamente agradáveis.

Samson And Delilah, 1989

A exposição conta ainda com s obras gráfica originais da série Day by Day (não consegui encontrar fotos), que foi extremamente significante, ao conceder ao artista o Grande Prêmio de pintura, e expressam seu desejo de liberdade de gêneros já existentes na arte e na linguagem. O que Polke como um artista contestador e renovador.


Quando: De 28/10/2011 a 29/01/2012.
Onde: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP. Avenida Paulista, 1578
Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h (bilheteria fecha às 17:30). Quinta até 20h.
Quanto: R$15,00 e R$7,00 para estudantes. Terças entrada é gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário