quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arthur Luiz Piza - Desordem Criativa

Por Rafaela Dias


  
Fui visitar a exposição do artista plástico Arthur Luiz Piza, na Galeria Raquel Arnaud, chegando à galeria que antes nunca tinha reparado em uma área que frequento muito, me surpreendi com a fachada da galeria e percebi que a minha experiência já começava ali. O prédio é muito bonito visualmente e a galeria é imensa, achei legal mostrar algumas fotos por que realmente é um lugar muito agradável, que adorei visitar.



Radicado em Paris desde 1951, o artista paulistano de 83 anos combina em Desordem Criativa obras novas e antigas, entre colagens, relevos e peças feitas com arame. Quando li sobre a exposição tive uma idéia diferente do que acabei encontrando, esperava peças maiores e instalações com arame. 



Esta foi a primeira obra que vi, o relevo na pintura me chamou a atenção logo de cara que dá um ar dimensional para a obra. 


Essas foram três de várias outras obras com arame em várias camadas que parecem 3D olhando de perto, são todas fascinantes, mas infelizmente um pouco difícil de mostrar com fotos.


A exposição tinha mais ou menos vinte quadros parecidos com este aqui, eram pequenas caixinhas no centro de um quadro e dentro destas caixinhas continha um jogo de arames pintados de diversas cores. Escolhi esta, que para ser sincera me incomodou um pouco, seus tons vermelhos e pretos me lembraram algo meio fúnebre.












Quando me virei, me deparei com a sequência de obras que no final do dia se tornaram minhas preferidas da exposição. A primeira me lembrou um bando de passáros voando em sincronia. O relevo que o artista aplica com sua colagem dá uma suavidade para obra  e o conjunto fica poético e muito agradável aos olhos. A tela em si é recortada, e as peças que são retiradas são aplicadas em diversas posições para dar o ar dimensional tão característico do artista.























Nesta obra, que se parece com uma canoa flutuando em um rio, o artista utilizou pedaços de madeira e fiapos de tecido para completar a colagem. A "canoa" foi feita em relevo também, o que dá um movimento para a peça.




Quando teoricamente minha visita tinha terminado encontrei com outra exposição no topo da escadaria, ela ainda estava sendo montada quando cheguei, mas era tão bonita que tive que parar para olhar, quando fui abordada pelo artista da exposição, Carlos Fajardo, que me convidou para dar uma olhada nas peças que já estavam penduradas.







Todas eram feitas em vidro, e pareciam fotos de Raio X, com imagens de árvores e sombras. Gostaria de ter visto a exposição inteira, mas não quis atrapalhar muito. Então recomendo aqui para todos vocês o tour completo e finalizado!

Onde: Galeria Raquel Arnaud
Rua Fidalga, 125, Vila Madalena

Quando:

DESORDEM CRIATIVA | ARTHUR LUIZ PIZA

10/11/2011 a 23/12/2011

TÊNUE | CARLOS FAJARDO

10/11/2011 a 23/12/2011

Horários da galeria: Segunda a Sexta - 10h às 19h - Sábado - 12h às 16h
Telefone: 3083 6322
www.raquelarnaud.com


Quanto: Entrada gratuita :)




0 comentários:

Postar um comentário