quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Olafur Eliasson – Seu corpo da obra

Por Fabio Rodrigues



Primeira exposição individual do artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson (1967-) na América do sul, Seu corpo da obra se estende a três espaços diferentes de São Paulo: SESC Pompéia, SESC Belenzinho e a Pinacoteca do Estado de São Paulo (único que visitei). Eliasson concebe instalações, interferências urbanas, como uma resposta direta à cidade e às situações arquitetônicas que caracterizam as instituições anfitriãs citadas acima. Na Pinacoteca, as intervenções de Eliasson acentuam a organização espacial do museu, espelhos e reflexos são utilizados como ferramenta óptica para tratar de geometria e percepção, dialogando assim com a belíssima arquitetura do edifício.
Microscópio para São Paulo, 2011

Ao entrar na exposição logo me deparei com a primeira instalação, Microscópio para São Paulo. Um caleidoscópio gigante formado por quatro espelhos reclinados que preenchem todo o pátio interno do museu. Os espelhos abrem em direção ao teto de vidro absorvendo toda a luz externa, criando um caleidoscópio com a própria estrutura do telhado. Ao andar sobre a passarela, tive uma visão de todos os reflexos provocados pelos vários espelhos, admito que com certa dificuldade já que o sol do meio-dia se posicionava justamente em cima da obra, criando uma espécie de refletor, útil para se bronzear, mas falho no sentido em que o artista procura, é insuportável ficar lá dentro por mais de 2 minutos.

Microscópio para São Paulo, 2011

Voltei mais tarde, com o sol mais baixo, e dessa vez a experiência foi completa: Os ângulos causam uma sensação de estranheza, os reflexos se confundem e o visitante tem uma experiência interessante.
Take your time, 2008

Take your time, no octógono, espaço central da Pinacoteca, é um espelho inclinado e pendurado no centro do teto que gira em torno do seu próprio eixo refletindo tudo o que estiver no espaço. O nome da obra é um conselho bem útil, para aproveitar a experiência em sua totalidade o visitante realmente precisa parar e observar, refletir por um tempo. É comum ver pessoas deitando no chão para tirar boas fotos ou ter uma visão privilegiada do espelho gigante. Uma coisa interessante é que aqui a arquitetura da Pinacoteca faz realmente parte da obra, os reflexos do espelho se unem com o prédio, ampliando a fachada do octógono.
Take your time,2008.


Logo após, temos a Esfera de luz lenta. Uma esfera constituída por uma estrutura metálica e lâminas reflexivas.  A obra de menor porte chama a atenção por ser singular e esteticamente maravilhosa, também acho importante frisar que, em minha opinião, a obra se destaca por ter características futuristas, destoando assim do resto do local onde está localizada.
Esfera de luz lenta, 2011

 


Por último, mas não menos importante, pelo contrário, temos Seu planeta compartilhado: Um conjunto de vidros com filtro colorido e espelhos que transformam o Belvedere (terraço do museu) num caleidoscópico esférico. Com este trabalho, o artista propõe ao visitante outro olhar sobre a cidade. Esta foi minha obra predileta, é interessante em muitos sentidos, o nome, por si só já é curioso. A palavra planeta remete a algo com extensão, no mínimo, grande. Ao nomear uma obra de pequeno porte (como dá pra observar nas fotos) com um significado mais abrangente, o autor transfere esta obrigação (de ser “grande”) para a experiência em si, coisa que me deixou muito contente já que ao me aproximar da instalação realmente mergulhei neste “planeta compartilhado”, o planeta das cores, dos reflexos, da subjetividade, onde a arte, a verdadeira arte, surge.

Seu planeta compartilhado, 2011


Dependendo do ângulo e da profundidade que você se inclina para dentro da instalação (sem encostar-se à mesma, é proibido) você pode encontrar uma explosão de cores, de formas e de significados. Ao fundo, temos a avenida cinza e sem vida, conflito visual desejado pelo artista.



Seu planeta compartilhado, 2011
Onde
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Quando
De 01 de outubro de 2011 até 02 de janeiro de 2012
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h

Quanto
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

 

0 comentários:

Postar um comentário