quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Olha e Ser Visto ou como o MASP me surpreende!

Por Alexis Müller

Bom lá fui eu para reolver o trabalho de Estética. Onde vou? Bom, vou pro MASP lá estava estreando a exposição Realismo Capitalista e Outras Histórias Ilustradas com a obra de Sigmar Polke. Vocês devem estar se perguntando se eu não errei o título lá em cima. Não. Não errei. Minha intenção era realmente ver o trabalho do artista alemão. Porém,...

As surpresas estavam apenas começando...Chegando no MASP resolvi aproveitar e ver tudo o que rolava por lá. Como fazia muito tempo que eu não ia - desde os tempos de primário - precisava tirar o atraso.

Chegando, me deparei com a Ocupação Ersília - instalação da artísta Swoon um acampamento composto por uma casa e objetos urbanos - que está no Vão Livre e faz parte da exposição De Dentro e De Fora. Lá diversos artistas se revezam em apresentações, exposições e workshops voltados aos interessados.


Detalhe da Ocupação Ersília


Bom, mas voltando ao assunto (ou será isso parte do assunto?!).

Enfiem, entrei no museu e fui para o subsolo ver a Dentro e De Fora. Depois subi no segundo andar para continuar meu caminho até àquela que seria a exposição tema desse post. E aí está! Aqui que o MASP me surpreende. A ideia era só passar pelas obras das outras exposições. Mas, claro que isso não aconteceu.

Saíndo do elevador chego no saguão da exposição Olhar e Ser Visto exposição que conta com diversas obras do acervo do MASP. Algumas salas repletas de exemplares olhares atentos aos visitantes. 

A exposição mostra dividida em alguns salões mostra como o retrato pode ser poderoso e o fascínio que ele pode exercer sobre nossa imaginação - ele é tanto o observador como nos observa atentamente; reconfortante e ameaçador. 



O Escolar (O Filho do Carteiro - Gamin au Képi). Vincent Van Gogh (1888)

Com obras de Goya, Van Gogh, Toulose-Lautrec, Manet, Rembrant, Modigliani, Picasso, entre outros a exposição merece algum tempo de visita para conseguirmos ver (e sermos vistos) todas as nuances das imagens e as sensações que elas nos trazem, além da emoção de estar há poucos centímetros de obras-primas sem precisar viajar alguns milhares de quilômetros para isso.

Retrato de Suzanne Bloch. Pablo Ruiz Picasso (1904)

Retrato de Leopold Zborowski. Amedeo Modigliani (1916-1919).

Acabei ficando pela exposição até quase o fechamento do museu. Na saída consegui passar os olhos pelas outras exposições do andar que com certeza vale uma segunda, terceira, quarta,.... visitas.



Na correria do cotidiano, deixamos de frenquentar ou simplesmente não conhecemos espaços culturais da cidade. Ir à museus ou qualquer outro ponto de cultura deveria ser considerado como uma das atividades semanais de qualquer cidadão e o acesso aos mesmos deveria ser melhor promovido pelo poder público.
Detalhe da Ocupação Ersília no Vão Livre
Nesse espaço de algumas centenas de metros quadrados chamado MASP é possível ter contato com mais de 900 anos da história da Arte e, não podemos deixar que esse patrimônio seja esquecido. Temos de usufruir dele e cuidá-lo com carinho

Olhar e Ser Visto
Exposição do Acervo MASP, sem previsão de encerramento
Onde: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP

Galeria Georges Wildenstein - 2o. andar do MASP
Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
Horários:
De terça a domingo: das 11h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)
Quinta-feira: das 11h às 20h (bilheteria até 19h30)
.

Ingressos:
R$15,00  e R$ 7,00 (meia entrada)
Menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam
Terça-feira: entrada gratuita para o público em geral
.

0 comentários:

Postar um comentário