quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Saudade pela Ausência

Na frente da Pinacoteca.
Na Pinacoteca estão ocorrendo diversas exposições, algumas delas já tratadas nesse blog. A que eu visitei foi “A Saudade pela  Ausência”, exposição que traz diversas fotos tiradas nas décadas 20 e 30 do século passado por fotógrafos lambe-lambe que faziam retratos no parque da luz.

"Maquina fotográfica" dos Lambe-lambes
Primeramente, fotógrafos lambe-lambe eram profissionais que trabalhavam em lugares publicos e e faziam retratos de pessoas que desejassem. Realizavam todo o processo sozinhos, ou seja preparavam o cenário, tiravam a foto e as revalavam.

As fotos em exibição registram um publico que ainda não estava tão habituado a fotografia, tanto é que em alguns casos vemos pessoas um pouco perdidas em relação a como deveriam agir, outros já eram um tanto inventivos. Podemos ate notar a forma distinta de como cada fotografo realiza sua obra, cada um com sua pequena peculiaridade.

Foto ampliada da exposição.


Ainda assim, apesar de estarmos vendo pessoas que viveram na mesma cidade que nós, que frequentaram os mesmos lugares que nós, a distância entre essas duas épocas é enorme.

São Paulo de 1920\30 era um local onde aflorava a cultura elitista  e de onde se desejava o melhor da Europa, seja  em objetos materiais ou nas artes . A arquitetura remetia a melhor que havia na Europa, assim como roupas e costumes. Até hoje temos como exemplos dessa época a Pinacoteca em si, a estação da Luz, o teatro Municipal, entre outros. Eram lugares que visavam um progresso cultural para os paulistanos. Hoje são fantasmas de um sonho utópico.

Apesar de continuarem em funcionamento seu valor se dá mais pela sua história do que por sua utilidade. Sim ainda são centros onde ocorrem diversas exposições importantes, mas ainda assim só é utilizada por poucos, além disso esses espaços estão cercados pela marginalidade, o que afasta ainda mais as pessoas desses lugares tão importantes.
Ensaio no meio da Pinacoteca.
Em tempos em que o espaço publico vem perdendo importancia pela aproximação e segurança do espaço privado esses locais possuem uma sobrevida. Deveriamos agradecer que pelo menos esses locais não tiveram o mesmo destino que os grandes cinemas de rua que a cidade já teve.

A cidade mudou muito e, na minha humilde opinião, esses locais já não a retratam mais, não fazem parte da cidade, eles pertenciam a uma outra São Paulo que foi perdida. No final, tudo que temos em comum àquelas pessoa das fotos é o espaço físico. Não é a toa que deixa saudade, mesmo que nunca tenhamos presenciado tal realidade.
Fotos ampliadas e as originais bem abaixo.

Saudade pela Ausência
Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel.             11 3324-1000 begin_of_the_skype_highlighting            11 3324-1000      end_of_the_skype_highlighting      
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 
Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. 
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.







0 comentários:

Postar um comentário