quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Arte e(m) Movimento

Por Ana Flávia Januário Alves


Já na exposição no Memorial da América Latina

Adriana Salazar (Colômbia), Guto Lacaz (Brasil) e a dupla Federico Joselevich Puiggrós e Julia Vallejo Puszkin (Argentina) apresentam seu estranho mundo feito de arte, máquinas inusitadas , criatividade, poesia, crítica e humor. Eles montam aparatos técnicos, obras interativas e traquitanas cheias de malícia graça, que, juntos, constroem um comentário inteligente e irônico sobre a interface homem/máquina, tão presente nos nossos dias.



                                            Eu no Triturador de sentimentos de culpa


 Compõem-se de objetos expressamente interativos , outros que requerem atenta observação , textos e interpretações. São  propostas  de solução frente a problemas psíquicos ou modos de mal estar, jogando com o velho e incessante sonho da tecnologia como sendo aquilo que nos vem a remediar.


                                                             Eu no Desintelectualizador


Os aparatos realizam e também ironizam, nossa insaciável busca pelo imediato, por respostas rápidas. Entrar nessa instalação é situar-se em outra temporalidade e espacialidade.


                                           Bruno Rodrigues no Extrator de Pensamentos Fixos

Esses dispositivos são expressões da nossa linguagem e desejo de mudar o curso da realidade, os aparatos jogam com a vontade e tranquilidade da existência de soluções rápidas para mal estares cotidianos.

                                                 Grandino no Dispositivo portátel de decisão


Deslocamentos, condensações, sublimações, metáforas, letras, circuitos, nós, luzes, obscuridades e sonhos constituem a matéria prima desta instalação.



                      Agradecimentos aos queridos amigos Bruno Rodrigues e Bruno Grandino, que me acompanharam nesta visita



Particularmente, adoro exposições interativas e que nos remete á  uma reflexão sobre nós no mundo. Melhor ainda quando o local, como o Memorial da América Latina, favorece para o clima de encantamento. Além do complexo cultural o cunjunto arquitetônico possui obras espalhadas pela esplanada, entre elas: "Mão" projetada por Oscar Niemeyer, símbolo da cidade de São Paulo.




"Arte e(m) movimento" está em exposição na Galeria Marta Traba, terça a Domingo, das 09h as 18h, funcionando até o dia 12/11 no Memorial da América Latina.
Informaçoes: (11) 31079679 ou pelo site http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp

0 comentários:

Postar um comentário