quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caos e Efeito

Por Robson Liu


O Itaú cultural está com a exposição Caos e Efeito, que traz várias obras da produção nacional no campo da arte visual. Conta com artistas como Lygia Pape e Lenora de Barros.

Não entendo tanto de arte mas como soube que precisava refazer o trabalho, decidi visitar a exposição Caos e Efeito. Para quem pisa no local, descobre que a exibição está dividida em alguns andares.


A mostra traz cerca de três andares com aproximadamente 150 obras –entre pinturas, fotografias, instalações e vídeos que preenchem todos os espaços com obras que tratam de temas como o caos, o poder e os seus efeitos.


Direto ao entrar num dos andares, estava escrito, “não pode”. Fiquei curioso e incomodado, então registrei. Só depois fui entender que se tratava em si de uma peça de arte. Imediatamente me depararei com bicicletas, fones de ouvido, televisores, sapatos, pinturas no chão e na parede, gravuras e desenhos entre outras coisas que faziam parte da arte mostrada, e a interpretação do caos. Logo servi-me do manual ilustrativo que esclareceu nitidamente o percurso por inteiro sintetizando as obras.


Esta obra me interessou e faz parte da coleção particular de Alexandre Wollner, trazida pelo curador Fernando Cocchiarale em cocuradoria de Pedro França.  A simplicidade das cores e formas contidas na obra formam uma harmonia visual única no meio do caos.



Além da mostra do Caos e Efeito, no andar térreo encontra-se a mostra de fotos de vários períodos do ‘Ballet Stagium‘ juntamente com áudio visuais e músicas da nossa cultura. Conta com nomes conhecidos do balé, como Iraciti Cardoso e alguns mais recentes como Maria Emília Clarck que atualmente dá aulas na academia de dança que leva o seu nome.

Ambas exposições acontecem no Itaú Cultural:

Caos e Efeito
Visitação
Até sexta 23 de dezembro 2011
Terça a sexta 9h às 20h
Sábado domingo feriado
11 às 20h

Ballet Stagium
Visitação quinta 10 novembro 2011
A domingo 22 janeiro 2012
Terça a sexta 9h às 20h
Sábado domingo feriado
11h às 20h

itaucultural.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário