quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Extremos

Por Bruno Grandino.


Extremos: fotografias na coleção da Maison Européene de la Photographie – Paris conta com 100 fotografias tiradas por grandes nomes como Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, Irving Penn, Robert Mapplethorpe e até Neil Armstrong que congelaram momentos extremos da história ao longo dos últimos 65 anos.

Marc Riboud - Anti-Empire Protest (1967)

A exposição tem como proposta mostrar diversas situações em que o extremo e o ser humano se encontram, alguns destes encontros tendo-o como causador, outros como vítima e outros como mero espectador. Dividida em seis salas, a mostra tem imagens de uma enorme variedade de assuntos, logo na entrada, próxima ao texto que inicia a visita, duas imensas fotografias de quatro mulheres já nos indica, de certa forma, o que esperar das imagens que virão.

Helmut Newton - Naked Dressed (1981)

Mesmo com a banalização de imagens chocantes e a possível suavização do impacto que elas teriam, muitas imagens de Extremos ainda têm força suficiente para deter-nos por mais de alguns segundos refletindo, admirando ou até mesmo compartilhando das emoções dos retratados. Numa das fotos, de Henri Cartier-Bresson, uma refugiada dos campos de concentração nazista descobre a informante da Gestapo que a havia delatado, é possível perceber a mistura de ódio e felicidade no rosto da mulher enquanto todos a sua volta acompanham a situação com olhares fixos e duros. Essa é sem dúvida uma das fotografias mais expressivas de toda a exposição e a qual eu me detive olhando por mais tempo, a cada momento uma nova expressão me aparecia.


Henri Cartier-Bresson - Gestapo Informer (1945)
Assim como a foto anterior esta me manteve olhando por um pouco mais de tempo, uma mãe trocando a fralda de seu filho em meio ao lixo, nada parece atingi-la, de certa forma aquilo não mais a incomoda, já faz parte de sua vida assim como a fotografia da mesma série em que uma mulher disputa lugar na praia com uma escavadeira.

Martin Parr - Da Série The Last Resort, New Brighton (1983-1985)

Martin Parr - Da Série The Last Resort, New Brighton (1983-1985)
Sebastião Salgado - Kuwait (1991)

Roger Ballen - Dressie e Casie 



As escolhas das fotografias foram, sem dúvida, muito bem feitas, a medida que se vai avançando na visita, novas experiências com o extremo são propostas e de maneira alguma decepcionam.



Onde: Instituto Moreira Salles - São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis.
Tel.: (11) 3825-2560
Quando: 21 de Setembro à 27 de Novembro de 2011
Horário: Terça à sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h
Quanto: Gratuito




0 comentários:

Postar um comentário