terça-feira, 20 de setembro de 2011

As aventuras da linha - Saul Steinberg

 Por Isabelle Veloso Pilot

A exposição As Aventuras da Linha de Saul Steinberg, na Pinacoteca do Estado, é composta por 110 desenhos produzidos pelo artista entre os anos 1940 e 1950.
O trabalho do romeno Saul Steinberg (1914-1999) ficou conhecido graças a colaboração de quase 60 anos para a revista New Yorker, prestigiosa publicação norte-americana, referência absoluta para cartunistas e ilustradores.

O violinista, 1952 - Steinberg, Saul
Os desenhos de Steinberg possuem um cunho satírico e instigante ao mesmo tempo, um forte traço gráfico, o que deixa claro o poder de observação do cartonista.
De repente me vi presa aos pequenos detalhes de suas obras, me entretendo diante de seu humor sutil e caráter enigmático.

Grande Hotel de Belém, 1952 - Steinberg, Saul
Encontrei nos seus desenhos um olhar de um romeno sob uma América que atingia o apogeu do mundo. Vale a pena conferir também os desenhos que fez quando esteve no Brasil, as cores deixam claro que o artista está retratando o país do Carnaval.
The New Yorker- Steinberg, Saul
Em seus traços as imagens processadas através da arte, tornaram-se meios para explorar os sistemas sociais e políticos, as fraquezas humanas, a geografia, e a arquitetura.
Sua exposição deve ser conferida, sendo um programa perfeito e divertido para toda a família.
 
 
Quando: 03/09 à 06/11
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo -Praça da Luz, 2 São Paulo, SP 
Horário: terça à domingo, das 10h às 17:30h
Quanto: gratuito
Links relacionados:http://www.pinacoteca.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário