quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acervo Vivo: Geraldo de Barros


A exposição de Geraldo de Barros, fotógrafo moderno brasileiro, acontece no MIS - Museu da Imagem e do Som, na qual podemos ver obras que o artista fez na década de 40 e 50 utilizando técnicas como solarização, desenho sobre negativo com ponta seca e nanquim, manipulação e sobreposição dos fotogramas e recorte, e outras. Além de fotógrafo, Geraldo Barros é pintor, gravador, artista gráfico, designer de móveis e desenhista, o que fica evidente em suas fotografias.

Algumas das obras de Geraldo de Barros

Um ótimo exemplo para aquele que ainda acredita que fotografia é uma representação da realidade, ou para quem não a considera arte, mesmo que, na minha opinião, não são apenas as técnicas utilizadas pelo artista que faz com que uma foto seja considerada uma obra de arte.
A exposição faz parte de um projeto elaborado pelo MIS, o Acervo Vivo, que tem como objetivo resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo próprio MIS. Esta era pequena, com apenas 12 fotografias, o que foi um pouco decepcionante, pois não estava esperando que a minha visita fosse tão breve.
Para quem não possui o costume de "xeretar" o que anda acontecendo no MIS, vale a pena começar, pois além de exposições, acontecem workshops, festivais (lembrando que do dia 26/08 ao 01/09 terá o 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo), palestras, debates e diversos programas interessantes para quem faz comunicação.

Eu e a moça simpática que topou tirar a foto comigo

Quando: 16/08 A 30/10
Onde: MIS - Museu da Imagem e do Som - Av. Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo/SP
Horário: terças a sábados, das 12 às 19h; domingos e feriados, das 11h às 18h
Quanto: gratuito
Links relacionados: http://www.mis-sp.org.br/

Post por Patricia Maccioni



0 comentários:

Postar um comentário