quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PENÉLOPE

Por Grazielle Simões


Eu na parte de trás da Capela

Penélope - Tatiana Blass




A intervenção artística de Blass tem como temática Penélope, mulher de Odisseu que é deixada em Ítaca quando este parte para a guerra de Tróia. Após anos a espera do marido, novos pretendentes surgem para se casarem com a rainha. Penélope promete, portanto, casar-se quando terminar de tecer uma mortalha para o pai do rei. No entanto, a rainha tece a mortalha de dia e à noite, às escondidas, desmancha na esperança de ganhar tempo para a volta de Odisseu.


Com esta história de pano de fundo, Blass ao fazer sua instalação na Capela do Morumbi, coloca no altar um grande tear. A escolha do próprio lugar já se insere no contexto do mito grego. Este tear representa a promessa de casamento feita por Penélope. Além de desmascarar as intenções de Penélope, o tear nos coloca diante de um sentido dúbio. De um lado deste se encontra um grande tapete já tecido e do outro lado um emaranhado de fios que se estendem pelos buracos da parede da Capela até sua parte de trás. Representando dessa forma, a ação da rainha, durante o dia, diante dos olhares, de tecer a mortalha e do outro lado do tear, a ação da rainha, durante a noite, sozinha, de desmanchar.
Tapete, tear e fios de lã e chenille



Na parte de trás da Capela se observa é um mar vermelho de fios que tomam conta de toda a natureza existente no local. Todos àqueles fios enrolados, formando uma forte presença vermelha nos trás um sentimento de dor e mágoa, como se de repente pudessemos ver através de Penélope seus sentimentos presente no tempo da noite em que desmancha todo seu trabalho do dia.





Fios que saem dos buracos




Além disso, o modo como Blass posta o tear nos causa um questionamento sobre o tempo e a ação que está sendo exercida sobre os fios. Observamos pelo seu comprimento um longo passar de tempo, mas nos questionamos se o fluxo da ação naquele tempo fora de tecer ou de desmanchar o tapete. Da mesma forma em que o grande comprimento do tapete exerce um poder de trazer a realidade de um casamento que se aproxima - o casamento de Penélope - os fios que escorrem pela parede impõem sua força para o sentido contrário.
Dessa forma é possível observar na obra de Blass um movimento dúbio de construir/desconstruir de Penélope. Uma luta entre o poder de tecer o tapete e o poder de dissecá-lo.


Segundo lado do tear


Onde: Capela do Morumbi
Av. Morumbi, 5387, São Paulo
tel: (11) 3772-4301
Quando: 24 de Setembro de 2011 a 26 de Fevereiro de 2012
Horário: Terça à domingo, das 09h às 17h
Quanto: Entrada franca
Links relacionados:
http://www.tatianablass.com.br/
http://www.museudacidade.sp.gov.br/

*Encontro com a artista dia 29 de outubro, sábado, às 15h.













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