yo na Matilha Cultural |
"Sustentabilidade não cansa"
Por Anna Cestari
- Exposição Setembro Verde 2001
Galeria Matilha Cultural
Nunca havia conhecido o Centro de Cultura da Matilha Cultural. É uma entidade independente e sem fins lucrativos, instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo (Galeria), sala multiuso e café, além de um cinema com 68 lugares! Me impressionei com a estrutura do lugar e mais ainda com a proposta da exposição instalada.
A ocupação possui uma programação gratuita, voltada aos principais conflitos sócio-ambientais brasileiros, ou seja, o assunto é Sustentabilidade. Em sua 3° edição, o projeto envolve diversos parceiros e oferece mostra de filmes, música, exposições, debates, eventos e ações que ocorrem na Matilha Cultural e em outros espaços da cidade. Me foquei em apresentar as obras locais da Galeria e os principais eventos vinculados ao projeto.
É claro que a iniciativa da Matilha Cultural, com o "Setembro Verde" é usar a cultura para aproximar o público dos movimentos que estão acontecendo no país. Temas como o Código Florestal, a construção da usina de Belo Monte, a mobilidade em São Paulo, além de projetos e eventos que já adotaram princípios de sustentabilidade, fazem parte da programação. Mas até que ponto esse público capta essas informações?
O problema é que, como se fala tanto em sustentabilidade, a quantidade de informações confunde e cansa até o mais bem intencionado ecologicamente. Creio que esse tema já foi muito explorado, mas nunca devemos nos cansar dele! A exposição da Galeria tratou deste assunto sendo direto e reto:
Caderno de assinatura de visitantes, com aviso empolgante e espelho para se identificar. |
Stand Lixo Eletrônico |
Stand Movimento Passe Livre |
MOvimento Xingú para Sempre |
Conhecendo o que você consome |
Setembro Verde 2011: A Ocupação |
Reciclar o lixo, diminuir o consumo, preferir os orgânicos, usar papel reciclado, gastar menos energia elétrica e menos água, ter sempre à mão uma "ecobag" para não passar nem perto das sacolas plásticas são formas de ser sustentável.
Enfim, A Matilha Cultural tratou de um assunto já desgastado com muita criatividade.
Enfim, A Matilha Cultural tratou de um assunto já desgastado com muita criatividade.
Entrada da Matilha Cultural (de dentro pra fora) |
O Centro Cultural, que fica na Rua Rêgo Freitas, 542 – República, está com as paredes ocupadas por imagens, informações e materiais audiovisuais de campanhas e projetos que abordam direta ou indiretamente os temas sustentáveis.
A arte que mais me chamou atenção foi a da artista Marina Zumi. A artista argentina, explicou o guia da exposição, praticou livepainting (pintura ao vivo) durante abertura do Setembro Verde (2 de setembro, sexta-feira passada).
Desde 2009 a artista que mudou para São Paulo, faz grafites nos muros da cidade se inspirando na natureza, deixando-os mais coloridos em contraste com a poluição de São Paulo.
Desde 2009 a artista que mudou para São Paulo, faz grafites nos muros da cidade se inspirando na natureza, deixando-os mais coloridos em contraste com a poluição de São Paulo.
Grafite da Marina Zumi |
Em parceria com o CineClube Socioambiental Crisantempo, o Goethe Institut SP e o Festival Entretodos, a Mostra traz seleção de filmes para despertar e aprofundar a consciência social. Com sessões colaborativas de terça a domingo, a Mostra é composta por 15 longas e seis curtas- metragens.
O guia contou que durante a semana da mobilidade, que ocorre entre os dias 16 e 24 de setembro, várias ações concentradas estão programadas, a intenção é levar o conteúdo da exposição para as ruas e, ao mesmo tempo, apoiar mobilizações e iniciativas de parceiros. A programação detalhada, com datas, horários e endereços, está disponível no site: www.matilhacultural.com.br
Créditos:
> Onde: MATILHA CULTURAL
Rua Rêgo Freitas, 542 – República – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
> Até quando: 02 de setembro a 02 de outubro
Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães.
> Link: Site da Matilha CulturalEntrada livre e gratuita, inclusive para cães.
www.matilhacultural.com.br
0 comentários:
Postar um comentário